Relato neste Blog o trabalho com Formação de Professores para inclusão dos Recursos Tecnológicos no processo de Ensino Aprendizagem. São ações do ProInfo Integrado e programas de formação de professores UAB/UFSM.

Primeiros Cursos

Primeiros cursos realizados nas Escolas


2006


Trabalhando com os Recursos Informáticos, Software Livre e as Mídias no Contexto Escolar

Público Alvo: o grupo foi formado com professores da Educação Básica - Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental - da Escola Estadual de Educação Básica Tito Ferrari – São Pedro do Sul.
Professora Responsável: Mara Denize Mazzardo

Modalidades: Presencial

Duração: 80 horas
Este curso foi solicitado pela escola com o objetivo de trabalhar com os professores interessados em incluir o Laboratório de Informática[1] como mais um recurso didático para desenvolver suas aulas. Também desejam melhorar seus conhecimentos sobre as Mídias e suas possibilidades pedagógicas e elaborar, com o grupo, o planejamento de atividades mediadas por esses recursos, para o ano de 2006. Esta Formação foi desenvolvida no Laboratório de Informática da escola.
 Conteúdo Programático

Unidade 1 – Estudo e discussão dos recursos infomáticos como mediadores do fazer docente e Oficina sobre Kurumin e OpenOffice (Write e Impress)

 1.1 - Leitura e discussão/reflexões de textos sobre software livre e a inclusão dos recursos informáticos no processo ensino-aprendizagem e na formação continuada dos professores. Textos: Software Livre (org. Por Mara Denize Mazzardo) e Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias de José Manuel Moran.
1.2           - Exploração do sistema operacional Linux – Kurumin 5.0 e OpenOffice (Write e Impress), Tux Paint e Paint e visualizador de imagens

Unidade 2 - Estudo e discussão dos recursos infomáticos como mediadores de fazer docente, Políticas Públicas e exploração do Micromundos

2.1 - Textos: As tecnologias invadem nosso cotidiano de Vani Kenski e A função da Mídia-Educação é educar para a cidadania, de Maria Luiza Belloni.
2.2 - Políticas Públicas Educacionais: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9394/96), Diretrizes Curriculares da Educação Infantil para o Sistema Estadual de Ensino (Resolução nº 281/05/CEE), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) 1ª a 4ª Séries; destacar a mediação tecnológica prevista e os conteúdos a serem trabalhados.
2.3 – Explorar o Micromundos

Unidade 3 – Internet, os Saberes e a Transposição Didática e Produção de Material Didático

3.1 - Como pesquisar na Internet?
3.2 - O que é Transposição Didática? Estudo e Discussão do Texto Transposição Didática (org. por Mara Denize Mazzardo)
3.3 - Onde encontrar o Saber (Sábio, Científico) na Internet?
3.4 - Como fazer Transposição Didática dos saberes encontrados na Rede (Saber Ensinável)? – Produção de Material Didático.
3.5 - Projetos de Aprendizagem – leitura e discussão do texto Pedagogia de Projetos: Fundamentos e Implicações de Maria Elisabette Brisola Brito Prado Almeida.


Unidade 4 – Saber Fazer do Professor - Implementação do material didático produzido (atividade a distância)

4.1 - Implementação do material produzido em situação de aula.

Unidade 5 –  Integrando as Mídias no Contexto Escolar Através de Projetos de Aprendizagem

5.1 - Leitura e discussão dos textos: A linguagem da TV e a Educação, Como a televisão e as mídias se comunicam e Utilização do vídeo, CD e DVD na sala de aula de José Manuel Moran.
5.2 - Analisar programações e discutir sobre a TV e o Vídeo no contexto familiar e na escola.
5.3 - Planejar o desenvolvimento de projetos com suas turmas, envolvendo Mídias diversas.

Unidade 6 - Saber Fazer do Professor - Trabalhando com Projetos (Atividade a distância)

6.1 – Início do desenvolvimento de projetos com seus alunos.

Unidade 7 – Avaliando o trabalho realizado até então e Planejamento das Atividades para o decorrer do ano de 2006

7.1 – Apresentação e Avaliação do trabalho realizado com os alunos (concluídos e/ou em andamento).
7.2                                              - Como tem acontecido o trabalho com Software Livre?
7.3                                              - Planejamento das Atividades mediadas por recursos tecnológicos para o ano de 2006, a serem desenvolvidas pelas professoras e alunos da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.
7.4 – Avaliação do curso





[1] A escola recebeu, do programa de Educação Especial, 6 computadores com sistema operacional Linux,


ministramos o curso para 3 turmas da
EEE Básica Tito Ferrari

curso “Na Terra das Árvores Petrificadas os Desafios de Ensinar e Aprender com Tecnologias” 






Participantes: professores da EscolaEstadual de Ensino Fundamental Florismundo Eggres da Silva, Escola Estadual de Ensino Médio Dona Joaquina e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município de Mata: "Cidade da pedra que foi madeira". A primeira etapa aconteceu nos dias 20,21 e 22/02/2006. As atividades deste curso, com carga horária de 80 horas, continuarão durante este primeiro semestre. Dentre os objetivos destacamos: Vivenciar  situações de aprendizagem mediadas pelos recursos tecnológicos; incluir os recursos informáticos no processo de ensino-aprendizagem e na Formação Continuada dos professores; identificar as novas formas de aprender e ensinar mediadas pelas Mídias buscando um posicionamento crítico. Professores Responsáveis: Mara Denize Mazzardo e Egla Rejane da Silva Dornelles. Técnico: Edson Nelci Paillo Machado.

Local do Curso: EEEF Florismundo Egrees da Silva - Mata - RS



















O Curso Educação para a Infância e as Tecnologias, para professores de Educação na Infância (educação infantil e anos iniciais) que atuam em Escolas Públicas Estaduais da Região de abrangência da 8ªCRE - Santa Maria, Júlio de Castilhos, São Vicente do Sul, São Pedro do Sul, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, São Martinho da Serra, Silveira Martins, São Francisco de Assis - foi ministrado no NTE no período de maio a agosto de 2006. Foi programado visando oportunizar a vivência, reflexão e discussão sobre temas do interesse do professor cuja preocupação seja a de alcançar as mudanças pedagógicas exigidas pela sociedade atual, e também aproximar os professores dos recursos informáticos e mídias (computador,Internet e TV), visando a obtenção de conhecimentos básicos que possibilitem envolver estes recursos no processo de ensino e de aprendizagem. Professores Responsáveis: Egla Rejane da Silva Dornelles. Vera Laura De los Santos Ferreira e Mara Denize Mazzardo.


2005 

Curso: Conhecimentos Básicos para Incluir os Recursos Informáticos nas Atividades Curriculares
Publico Alvo: o grupo foi formado com professores da Educação Básica da Escola Estadual de Ensino Médio Ijucapirama, Jaguari - RS.
Professores Multiplicadores Atuantes: Egla Rejane da Silva Dornelles e Mara Denize Mazzardo
Modalidades: Presencial e a Distância
Duração: 56 h Presencial e 4 h a Distância
Período: junho de 2005

Conteúdos:
Conhecimentos Básicos sobre informática, Leitura e Discussão de Textos sobre  Educação Mediada pelas Tecnologias Informáticas; Explorar os recursos de aplicativos como: editores de texto, html, de imagens, programas de apresentação; Cmap Tools; Explorar software Educacional (Micromundos, Kid Pix, Pikeruxo, Crayola). Desenvolver Projetos de Aprendizagem;  Os Saberes e a Transposição Didática. Produção de Material Didático. O Saber Fazer do Professor -   implementar no Laboratório de Informática o material didático produzido.

Objetivos

· Ler, discutir e analisar textos sobre Educação Mediada pelas tecnologias Informáticas.
· Obter conhecimentos básicos de informática para operar o computador.
· Inclusão dos recursos informáticos no processo de ensino-aprendizagem e na Formação Continuada dos professores.
· Vivênciar  situações de aprendizagem mediadas por esses recursos.
· Projetos de Aprendizagem: estudo e discussão/reflexão; desenvolvimento de um projeto.
· Estudar a Transposição Didática e produzir material didático.
· Implementar (no Laboratório de Informática, com seus alunos) o material didático produzido.
· Criar a proposta pedagógica da escola visando a inclusão desses recursos no processo ensino aprendizagem e formativo dos professores.




Como o Laboratório era pequeno tínhamos que sentar em um banco alto para acompanhar as atividades.



Curso: Tecnologias na Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Gomes

PÚBLICO ALVO: Professores que atuam na Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Gomes - Três Mártires/Julio de Castilhos.
Modalidade: Presencial/Distância
Duração: 48h Presencial. 20h à distância.
Total: 68 horas
Período: Setembro a novembro de 2005
Professores Coordenadores: Egla Rejane da Silva Dornelles; Mara Denize Mazzardo
Local do Curso: Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Gomes - Três Mártires/Julio de Castilhos.


OBJETIVOS PROPOSTO-ALCANÇADO:
1- Aproximar os professores dos recursos informáticos, visando à obtenção de conhecimentos básicos que possibilitem a inclusão destes recursos no processo de ensino-aprendizagem.
2- Vivenciar situações de aprendizagem mediadas por esses recursos.
3- Criar uma proposta pedagógica (projetos de aprendizagem) visando à inclusão dos recursos informáticos no processo de ensino-aprendizagem.
4- Ler, discutir e analisar textos sobre Educação mediada pelas tecnologias da informação e comunicação.
5- Explorar software educacional e aplicativos (editor de texto, apresentação, editor html e Excel).
  
AÇÕES DESENVOLVIDAS: Presencial - 48 horas/ Atividades à Distância: 20 horas

Conhecimentos Básicos sobre informática, explorar os recursos de aplicativos como: editores de texto, html, programas de apresentação; HQ, software educativo (micromundos); Leitura e Discussão de Textos Educativos. Planejamento de atividades a ser implementada e desenvolvida em sala de aula e no laboratório de informática com os alunos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Presencial: 48 horas
Conhecimentos Básicos sobre informática.
Estudo e discussão dos recursos tecnológicos da informação e comunicação como mediadores do fazer docente.
Leitura e discussão de textos sobre a inclusão dos recursos da tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino e de aprendizagem.
Exploração de aplicativos: editor de texto, programa de apresentação, HQ, Excel, Cmap tools, html(Front Page e Netscape).
Exploração de software educacional.
Avaliação final do curso.

Atividades à Distância: 20 horas
1)Planejamento de uma proposta pedagógica (projetos de aprendizagem) visando à inclusão dos recursos informáticos no processo de ensino-aprendizagem.
2)Atividades desenvolvidas em sala de aula e no laboratório de informática com os alunos, usando aplicativos como: editor de texto, programa de apresentação, Excel, Cmap tools.

METODOLOGIA:
O desenvolvimento desta proposta esta centrado no compartilhamento de reflexões, através da realização de atividades, que proporcionem momentos de discussão e troca de experiências, conhecimentos, dificuldades e aprendizagem. Os professores cursistas estarão preparando-se para a aquisição de uma cultura de interação, colaboração / cooperação e ajuda mútua.







Curso: Conhecimentos Básicos para Incluir os Recursos Informáticos nas Atividades Curriculares

Publico Alvo: o grupo foi formado com Professores da Educação Básica da Escola Estadual de Educação Básica Professora Margarida Lopes, Camobi -  Santa Maria RS.

Professores Multiplicadores Atuantes: Egla Rejane da Silva Dornelles e Mara Denize Mazzardo
Apoio Técnico: Edison Nelci Paillo Machado
Modalidades: Presencial
Duração: 80 horas
2 Turmas
Período: Março a Junho de 2006