Relato neste Blog o trabalho com Formação de Professores para inclusão dos Recursos Tecnológicos no processo de Ensino Aprendizagem. São ações do ProInfo Integrado e programas de formação de professores UAB/UFSM.

sábado, 26 de julho de 2014

Você Sabe o Que é um MOOC?



M           O          O        C

Massive            Open          Online       Course

Curso aberto, massivo (sem limites de alunos), realizado através da Web por meio de Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA) ou outros recursos da Web 2.0. Foi idealizado para apoiar a aprendizagem ao longo da vida. 

McAuley et al (2010) definem MOOC como um curso online, aberto, gratuito e massivo. Geralmente não possuem pré-requisitos para participação, assim como emissão de certificação formal.

Segundo os precursores dos MOOC, Georges Siemens e Stephen Downes, a aprendizagem se dá nas conexões em rede. O Conectivismo, teoria da era digital, parte da premissa de que o conhecimento está no mundo e não apenas no indivíduo (MOTA e INAMORATO, 2012).

Crowley (2013), destaca que as diferenças entre os MOOCs levou ao surgimento de duas categorias principais: os xMOOCs, assim denominados devido a sua filiação à iniciativa edX e ao XConsortium, baseados em Cambridge, Massachusetts e coordenados pelo MIT e a universidade de Harvard, e os cMOOCs, também conhecidos como MOOCs conectivistas, os primeiros desenvolvidos.

Para os dois tipos, cMOOC ou xMOOC, é possível afirmar que a instituição de ensino superior que hoje não oferece educação a distância e não está pensando em como abrir o conhecimento produzido por ela para a sociedade, está atuando de forma menos competitiva (MOTA e INAMORATO, 2012).

Deste modo se você quer conhecer ou saber mais sobre um determinado tema, pesquise as ofertas de MOOC e comece seu estudo. Se dominar a Língua Inglesa encontrará mais cursos.

Onde Encontrar?

Khan Academy 

Coursera

 Miríada X 

MIT Open Courseware - OCW

edX

UDACITY

unesp aberta

VEDUCA

Mapa Mental sobre os MOOC - Autora: Mara

Confira no infográfico (Link abaixo) mais informações sobre os MOOC.

 Infográfico sobre MOOC


Referências

CROWLEY, J. (2013). cMOOCS: Putting collaboration first. Campus Technology Magazine, 1105 Media Inc., Chatsworth CA. Disponível em: http://campustechnology.com/Articles/2013/08/15/cMOOCs-Putting-Collaboration-First.aspx?Page=1. Acesso em: 15 jul. 2014.

MCAULEY, A.; STEWART, B.; SIEMENS, G.; CORMIER, D. (2010). The MOOC model for digital practice. Disponível em: http://www.edukwest.com/wpcontent/uploads/2011/07/MOOC_Final.pdf. Acesso em: 10 ago. 2013

MOTA, R.; INAMORATO, A. (2012). Jornal da Ciência. Órgão da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. MOOC, uma revolução em curso. Disponível em: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=85111 Acesso em: 17 jul. 2014.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

UNESCO – O Futuro da aprendizagem móvel: implicações para planejadores e gestores de políticas

Edições UNESCO – O Futuro da aprendizagem móvel: implicações para planejadores e gestores de políticas

A publicação apresenta uma visão geral da situação atual da aprendizagem móvel, descrevendo recentes desenvolvimentos na educação formal e informal, aprendizagem inovadora e tecnologia educacional. Baseado nas tendências atuais, o relatório faz previsões para o futuro da aprendizagem móvel, como avanços tecnológicos nas áreas específicas relacionadas a esse tipo de aprendizagem.


"Muitos conjecturam que até 2030 os sistemas de educação poderão ficar radicalmente diferentes do que são hoje (UNESCO, 2012c). Mesmo que as escolas físicas continuem sendo os principais centros de aprendizagem, os novos modelos de educação provavelmente adotarão a tecnologia móvel como uma maneira de atender populações que antes não podiam ser alcançadas. Soluções de aprendizagem móvel podem ser particularmente vantajosas para instituições dirigidas a jovens e adultos que não conseguem frequentar cursos regulares por razões físicas, sociais ou econômicas." (p. 38 do Guia)


Download gratuito: http://bit.ly/ed_unesco_fb_23_07_14


Outras Publicações em espanhol:

Serie de documentos de trabajo de la UNESCO sobre aprendizaje móvil

Iniciativas ilustrativas e implicaciones políticas

Análisis del potencial de las tecnologías móviles para apoyar a los docentes y mejorar sus prácticas


quarta-feira, 23 de julho de 2014