Relato neste Blog o trabalho com Formação de Professores para inclusão dos Recursos Tecnológicos no processo de Ensino Aprendizagem. São ações do ProInfo Integrado e programas de formação de professores UAB/UFSM.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Recursos Educacionais na Internet

Algumas sugestões de Recursos Educacionais disponíveis na Internet:

1 - Blog com conteúdos de História

História Digital

Destaco o Link  Infográficos

Exemplo Infográfico: Pará na época da Cabanagem




2 - Wikilivros - seja autor de livros digitais, coordene a produção de livros de seus alunos ou produza em colaboração. Acesse o endereço, faça o cadastro, leia o tutorial, conheça os exemplos no Link Biblioteca e inicie a produção.



sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

3° Seminário Nacional de inclusão Digital

Divulgando 3º Seminário Nacional de Inclusão Digital - Passo Fundo - 28 a 30 de Abril de 2014

Educação em tempos de conexão, abundância e compartilhamento




Possibilita Participação Online

Mais Informações em:
http://senid.upf.br/2014/

Educação, Avaliação Qualitativa e Inovação II

Educação, Avaliação Qualitativa e Inovação II 

Cipriano Carlos Luckesi

"[…] o educador poderá ter a sensação (feeling) de que seus estudantes não aprenderam o suficiente de certo conteúdo. Ele só terá base segura para sua afirmação, caso proceda a uma investigação consistente sobre o que está ocorrendo.
O mesmo se dá com os gestores da área educacional ou de outras áreas. Eles podem ter intuições, mas, sem pesquisas cuidadosas, suas impressões avaliativas podem simplesmente ter por sustentação uma “opinião pessoal”, que tem sua significância, mas é insuficiente para uma certeza consistente.
A avaliação intuitiva, que tem sua fonte no feeling, não dispensa, de forma alguma, a avaliação cuidadosa com base em dados obtidos mediante rigorosos recursos metodológicos" (LUCKESI, 2012, p. 19).

"A base da avaliação do sucesso em educação, seja ela em sala de aula ou na instituição ou em larga escala, é a aprendizagem, à medida que esta revela a eficiência ou o fracasso da instituição. Outras variáveis devem ser levadas em conta nas práticas avaliativas em educação, porém a aprendizagem está na base de todas elas, devido ser o resultado final que se espera e se deseja em toda atividade educativa. A avaliação da aprendizagem, em si, exige olhares mais abrangentes para sua compreensão, todavia ela é a base de todas. A instituição e o sistema educacional planejam e executam ações para que os educandos aprendam e se desenvolvam, tornando-se cidadãos dignos e profissionais competentes" (LUCKESI, 2012, p. 24).

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Livros Disponíveis na Internet

O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca digital que é referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

No Portal encontramos imagens, áudios, textos, fotos e vídeos. Estão disponíveis também coleções de obras de vários autores, dos quais destacamos a Coleção Educadores

Baixe suas obras preferidas no seu Tablet e leia onde você estiver.

Madonna de Sandro Botticelli
Encontre mais obras na Internet

17 Livros Sobre Políticas Públicas


18 livros grátis que você precisa ler antes de morrer

Léa Fagundes - Vídeo Memória

Quatro blocos e cerca de 1 hora de resgate de memória de uma vida dedicada à educação. A vídeo-entrevista com a educadora Léa Fagundes está disponível na web, no canal do Instituto EducaDigital, e traz à tona parte da história das tecnologias aplicadas à educação no Brasil.

Vídeo-entrevista já online, em CreativeCommons 


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Britannica Escola Online e Projeto Tamar

A Britannica Escola Online” é um recurso de aprendizagem online para alunos do Ensino Fundamental.  A plataforma brasileira foi desenvolvida junto ao Ministério da Educação através da CAPES. Britannica Escola Online enriquece o aprendizado do aluno com o ambiente virtual que tem jogos interativos, materiais de aprendizado, artigos, vídeos, multimídia, mapas e muitos outros recursos!

Acesse: http://capes.britannica.com.br/


Projeto Tamar

O Projeto Tamar-ICMBio foi criado em 1980, pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, que mais tarde se transformou no Ibama-Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Hoje, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental.
Pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção, é a principal missão do Tamar, que protege cerca de 1.100km de praias, através de 23 bases mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove estados brasileiros.

Depois de mais de 100 milhões de anos de sobrevivência e evolução, as tartarugas marinhas continuam desempenhando importante papel ecológico nos ambientes onde ocorrem - das áreas costeiras a grandes profundidades oceânicas (as chamadas regiões abissais). São fonte de alimento para predadores marinhos e terrestres, inclusive o homem, e importantes consumidores de organismos marinhos, servindo como substrato para outras espécies.

Conheça as tartarugas no Link Tartarugas Marinhas e sobre o projeto no Link abaixo: