Relato neste Blog o trabalho com Formação de Professores para inclusão dos Recursos Tecnológicos no processo de Ensino Aprendizagem. São ações do ProInfo Integrado e programas de formação de professores UAB/UFSM.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Como escolas brasileiras usaram as tecnologias em 2011?


Pesquisa TIC Educação registra como escolas brasileiras usaram as tecnologias em 2011

Escolas Públicas

  • Exercícios para prática do conteúdo exposto em sala de aula é a atividade promovida pelos professores com maior frequência: 77% a realizam todos os dias. Porém, é uma das situações em que eles menos utilizam as TIC: apenas 21%.
  • 65% dos docentes usam novas tecnologias para ensinar os alunos a usar o computador e a internet, mas essa é a atividade menos frequente em sala de aula.
  • Aulas expositivas e a interpretação de texto também têm baixos percentuais de uso das TIC: 24% e 16% respectivamente.
  • 86% das escolas têm computadores somente nos laboratórios de informática e não nas salas de aula, o que pode limitar a integração das TIC no processo pedagógico.
  • O laboratório de informática é o principal e mais frequente local de realizaçãodas atividades envolvendo o uso de computador e internet.

Notícia

Pesquisa

História da Educação no Brasil - Conecta 2012

Conecta 2012

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Progestão Online

Aconteceu no dia 12 de novembro de 2012, no Auditório Paulo Freire do Centro Administrativo em Porto Alegre, uma reunião com a Coordenação Estadual, Tutores e Representantes das CREs do Progestão Online.  Foram apresentados os conteúdos dos curso para a(o)s representantes das CREs, acertado ações de apoio aos cursistas nos próximos meses e estudo de um texto sobre Gestão Escolar - Os Desafios da Gestão Escolar de Vera Lúcia Baptista Castiglioni, Disponível em: 

Tutora Mara apresentando os conteúdos dos módulos VI e VII
Discussão com o grupo