Relato neste Blog o trabalho com Formação de Professores para inclusão dos Recursos Tecnológicos no processo de Ensino Aprendizagem. São ações do ProInfo Integrado e programas de formação de professores UAB/UFSM.

sábado, 23 de junho de 2012

Alan Turing: mundo comemora centenário do pai da computação

Alan Turing foi um dos primeiros a pensar na possibilidade de as máquinas se tornarem inteligentes e criou um modelo teórico para um computador universal quando isso sequer existia.


Confira também

Matemática e Natureza - Sequencia de números de Fibonacci e demais leis que regem o mundo 

terça-feira, 19 de junho de 2012

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Novo ângulo para imagem de alta resolução da Terra

A Nasa divulgou nesta segunda-feira, 18 de junho 2012, uma nova imagem de alta resolução da Terra.

Terra vista de cima do Ártico (Foto: Nasa/ Divulgação)

 Notícia completa

terça-feira, 12 de junho de 2012

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Infográficos

Infográficos são quadros informativos que misturam texto e ilustração para transmitir informações sobre um determinado tema. "Infografia ou infográficos são representações visuais de informação. Esses gráficos são usados onde a informação precisa ser explicada de forma mais dinâmica, como em mapas, jornalismo e manuais técnicos, educativos ou científicos. Pode utilizar a combinação de fotografia, desenho e texto. Um exemplo de infográfico do tipo mais simples poderia ser uma linha de tempo onde, ao selecionar determinados períodos, apareceriam imagem e textos explicativos". (TAROUCO e COSTA, 2010, p.2) Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/18045
O infográfico online
Enquanto o suporte impresso é fixo, estável, o suporte digital é fluido e líquido. Dessa forma é possível que cada leitor do infográfico trilhe a sua própria busca de informação, pautando-a de acordo com suas preferências e necessidades. Neste caso, a infografia pode ser considerada como uma ferramenta de exploração e não apenas como uma “simples” apresentação da informação (CAIRO, apud TAROUCO e COSTA, 2010, p.4).

São recursos didáticos que favorecem a aprendizagem e podem ser encontrados na Internet em endereços como o Portal do Professor.

Alguns Exemplos